; Mural de protesto: outubro 2007

terça-feira, 23 de outubro de 2007

Tratado de Berlim

Estou postando as imagens elaboradas por uma talentosa aluna do Curso Universitário Diurno: Kei Okatani.

Ela enviou-me esta bem-humorada história contada em quadros, que remonta a famosa "repartição" dos continentes africano e asiático pelas nações européias do século XIX.

Essa "partilha" deu início a um modelo de exploração sistemática desses continentes por parte das nações imperialistas. Os comentários também são dela.

Quem quiser conhecer os demais trabalhos da artista, o link para o Blog dela está aqui

Introdução: a conferência de Berlim foi de 15 de Novembro de 1884 até 26 de fevereiro de 1885, sendo a África dividida em territórios de países como
Grã-Bretanha*, França, Espanha, Portugal, Itália, Bélgica, Holanda, Dinamarca, Estados Unidos da América, Suécia, Áustria-Hungria, Império Otomano.







França e Inglaterra disputavam à época o domínio do Egito. A disputa acaba quando a França é levada a falência pelo fracasso do projeto do canal de suez, permitindo a intervenção econômica da Inglaterra no Egito.



Da esquerda para direita: Holanda, Hungria(império áustro-hungaro), Alemanha e Itália.










Portugal pretendia conseguir o território que ligasse Angola e Moçambique, em resistência a presença dos países como Inglaterra e Alemanha na África, a fim de assegurar a sua influencia. Porém, com ameaça de guerra, cedeu o território a Inglaterra.
Quanto a Espanha, na época ainda sofria consequencia das guerras napoleônicas, seguidas de guerras de independência hispano-americanas etc..





quarta-feira, 10 de outubro de 2007

Regime Militar

Música ruim, mas texto e imagens interessantes.

Vejam o vídeo, baixem o resumo sobre o período do regime militar e estudem!

Bom feriado a todos.

Link do resumo

segunda-feira, 8 de outubro de 2007

Prova Comentada

Olá galera! Atendendo a pedidos esse post está de volta, afinal de contas recordar é viver.

Para ouvir o comentário da prova faça o download pelo link da prova e clique no "play".
(tenha paciência. O "trem" demora mas carrega).


Subscribe Free
Add to my Page

Segue o link para a prova no formato pdf. As questões analisadas são as de números 1 ao 5
link da prova
link do gabarito

Opinem, comentem, critiquem.....

Dicas de última hora


Fases da Revolução Francesa:

Lembrar da banda de heavy metal ACDCI

Assembléia, Convenção, Diretório,Consulado e Império



Governadores Gerais: Brasil Colônia

Tomé de Souza, Duarte da Costa, Mem de Sá

Dica: basta lembrar que: "Todo Doidinho Morde", ou que "Tesão Demais Mata".



Sistema de Plantation ou Sistema Colonial

O sistema de plantation, utilizado na produção açucareira colonial, é caracterizado pelo tripé: Monocultura, Escravismo e Latifúndio

Dica: MEL


Presidentes do Brasil República

Dutra, Vargas, Juscelino, Jânio , João Goulart

Dica: duvajujanjo


Presidentes Militares:
Castelo Branco, Costa e Silva, Médici, Geisel, Figueiredo

Dica: cacomegefi

Outra dica passa pela curiosa frase: Desenhei um CASTELO nas COSTAS do SILVA, que era MÉDICO de GASES de FIGUEIREDO.


Quem desejar pode baixar uma lista com o resumo das características e feitos de todos os presidentes brasileiros. Link resumo

sexta-feira, 5 de outubro de 2007

Mianmar: fique por dentro

mianmar

Myanmar, Mianmar ou Mianmá (a antiga Birmânia ou Burma) é um país asiático, limitado a norte e nordeste pela China, a leste pelo Laos, a sudeste pela Tailândia, a sul pelo Mar de Andaman e pelo Canal de Coco (através do qual se chega ao estado insular indiano de Andaman e Nicobar), a oeste pela Baía de Bengala e a noroeste por Bangladesh e pela Índia. Sua capital é Naypyidaw.

No século XIX, o Império Britânico invade a Birmânia, incorpora-a à sua colônia da Índia, expulsando a família real para um exílio na Índia. As primeiras guerras anglo-birmanesas ocorreram em 1824 e 1853. Foi também em 1853 que, sob o governo do rei Mindon, iniciou-se uma intensa revolução industrial em paralelo à descoberta de petróleo. Em 1885, a Grã-Bretanha venceu a terceira guerra anglo-birmanesa e assumiu totalmente o controle do país. Já no século XX, com o início da II Guerra Mundial, os birmaneses chegaram a auxiliar os japoneses em uma tentativa de expulsar os colonizadores ingleses. Em 1937, torna-se uma colônia à parte.

Durante a Segunda Guerra Mundial, no período de 1942 a 1945, a Birmânia é ocupada pelo Japão, onde ocorrem violentos combates.

Obteve a sua independência do Reino Unido em 4 de Janeiro de 1948, sendo esta a data do seu feriado nacional.

Em 1962, um golpe militar leva ao poder o general U Ne Win, estabelecendo um regime comunista que governa ditatorialmente até 1988, quando uma onda de protestos populares obriga a sua renúncia. Ainda em 1988 um novo golpe militar leva ao poder o general Saw Maung, dando continuidade ao regime.

Em junho de 1989 o nome do país é alterado para Myanmar.

Em 1990, nas eleições para o parlamento, encarregado de elaborar a nova constituição, a oposição vence com ampla maioria, porém, o governo impede sua atividade. O país mergulha em crise política e social, com o governo reprimindo qualquer manifestação da oposição. No plano econômico, a ditadura estreita as relações com a China.

Uma história de torturas e prisões políticas assombra o país, com a prisão de opositores e a censura da imprensa.

Os conflitos que estão sendo noticiados recentemente é resultado de uma onda de manifestações disseminadas por todo o país por monges e populares que protestam por vários motivos: maior liberdade, degradação da economia e o corte dos subsídios aos combustíveis que paralisou o fraco sistema econômico daquela nação. Verdade é que a veiculação de imagens de casamento nababesco em um país paupérrimo precipitou os acontecimentos. A polícia reprimiu as manifestações pacíficas de maneira extremamente beligerante. Vários mortos e centenas de prisões é o saldo de uma das políticas mais repressivas dos últimos anos ao redor do mundo.

Os Estados Unidos, a União Européia e vários países da região apressaram-se em condenar as ações do governo militar. Já a China pediu "calma" ao governo e aos manifestantes. O veto chinês impediu uma imediata condenação de Myanmar no Conselho de Segurança da ONU.

*Este comentário poderá ser atualizado com o desenrolar dos acontecimentos

quarta-feira, 3 de outubro de 2007

Unificação das Coréias?

mapa CoréiaO presidente da Coréia do Sul, Roh Moo-hyun, cruzou a fronteira com a Coréia do Norte na manhã desta terça-feira (ainda segunda-feira no Brasil) para se reunir com o líder da Coréia do Norte, Kim Jong-il, na capital norte-coreana, Pyongyang.


Os dois países estão oficialmente em guerra desde o conflito das Coréias, ocorrido no início da Guerra Fria, entre 1950 e 1953, que acabou dividindo a península.
Roh estacionou sua limusine à prova de balas no sul da fronteira, ele então cruzou uma listra amarela de 80 centímetros que marca a fronteira com as palavras "paz e prosperidade" e se tornou o primeiro presidente sul-coreano a entrar desta maneira na Coréia do Norte.
Ele foi recebido por norte-coreanos do outro lado e recebeu flores de mulheres vestidas em trajes típicos antes de entrar novamente em seu carro e rumar para Pyongyang.

O último encontro entre líderes das duas Coréias ocorreu em junho de 2000, quando o então presidente Kim Dae-jung, da voou para capital norte-coreana para se encontrar com Kim Jong-il.

Críticos afirmam que o encontro de Roh com Kim é, na melhor das hipóteses, simbólico e que foi impulsionado por preocupações políticas internas. Ainda se afirma que o encontro pode colocar em segundo plano o programa nuclear da Coréia do Norte.
Roh, com apenas cinco meses no cargo, disse que irá negociar a paz e um eventual corte de armas para aos dois Estados.
"Eu pretendo me concentrar em fazer um progresso substantivo que trará a paz com o desenvolvimento econômico", disse Roh em um discurso veiculado pela TV antes de sua partida para a parte norte da península.

Pesquisas de opinião, segundo a Reuters, indicam que os sul-coreanos estão a favor do encontro e de uma eventual unificação, mas querem que o processo ocorra vagarosamente, temendo que centenas de milhares de dólares sejam absorvidos pela economia arrasada do país vizinho.

Image is Free Hosted By Pictiger.com