; Mural de protesto: Como passar no Vestibular - Parte I

terça-feira, 22 de abril de 2008

Como passar no Vestibular - Parte I

Tenho respondido por anos a fio ao seguinte questionamento: "professor, como faço para passar no vestibular?" Para responder a essa costumeira pergunta, resolvi publicar em três postagens, as dicas e "macetes" que Julgo interessantes para que o candidato alcance sucesso nos próximos vestibulares.

1) Estude muito
Embora essa seja uma dica mais do que óbvia, nunca é demais lembrar aos que se preparam para os vestibulares que o estudo e dedicação são essenciais para se alcançar a aprovação no vestibular. Não espere encontrar ao final deste post uma "fórmula milagrosa" ou algo que o permita alcançar o seu objetivo sem esforço, isto não existe (desculpe a franqueza). Caso você tenha chegado a este blog achando que encontraria moleza perdoe-me a decepção, pois em vestibulares e concurso concorridos o grande segredo é estudo, muito estudo!

2) Simulados
Poucas pessoas se dão conta de que os simulados constituem-se num grande aliado para os que se preparam para os exames mais exigentes. Não podemos nos esquecer que é pedagogicamente comprovado, que aprendemos muito mais com os erros que com os acertos. Há algo de emocional nisso e o fato é que: é muito melhor decepcionar-se com um simulado que num exame que provavelmente mudará para sempre a sua vida. Outro elemento significativo é o fato de que os simulados preparados pelos grandes concursos normalmente reproduzem com requintes de "crueldade" as condições que serão enfrentadas no dia da prova/concurso. Lembro-me que no ano de minha aprovação, eu usava os dias de domingo para deslocar-me pelas cidades vizinhas participando dos vestibulares simulados. Se você observar atentamente, descobrirá que a partir do mês de Julho são promovidos simulados praticamente em todos os fins de semana, a amioria abertos e gratuitos, sendo que a partir de Setembro esse número aumenta significativamente. Credito grande parte da minha aprovação no vestibular da FUVEST a essa prática salutar.

3) Lazer e atividades físicas
Estudar para os exames não significa que você deva ficar enclausurado pensando vinte quatro horas por dia no "bendito" vestibular. As atividades físicas e o lazer na medida certa são aliados importantíssimos nessa fase de preparação. O lazer ajuda a esquecer por algum tempo o ritmo estafante de preparação que de certa forma serve para recarregar as baterias para os estudos subseqüentes.
Brevemente postarei a segunda e terceira parte desse artigo se os leitores desse blog julgarem pertinente. Opinem, critiquem, comentem.....

Blog cadastrado no Rec6

2 comentários:

Unknown disse...

Marinho, vou seguir suas dicas para o vestibular, e acima de tudo, confiar no nosso Senhor Jesus, que sempre faz milagres por nós. Deus nos abençõe!

Débora disse...

Marinho, vou seguir suas dicas para o vestibular, e acima de tudo, confiar no nosso Senhor Jesus, que sempre faz milagres por nós. Deus nos abençõe!

Image is Free Hosted By Pictiger.com